FAQ – PERGUNTAS FREQUENTES

FAQ – PERGUNTAS FREQUENTES

Entrando no Sistema: Assim que você for redirecionado(a) para a página de login ao Sistema SEI será necessário que ponha suas credenciais de acesso no “usuário” e “senha”. Credenciais de acesso: O mesmo nome de usuário e senha utilizado por você para entrar no seu computador.
Órgão: Onde tem uma setinha para baixo você irá clicar e então aparecerá os órgãos. Clique naquele que você faz parte antes de acessar ao sistema.  
Entrar no processo SEI desejado. Clicar no número do processo. Clicar no ícone “Gerenciar Marcador” Caso o marcador não exista, é necessário criá-lo, clicando em ” Novo “. Selecionar uma cor para o novo marcador, dar um nome ao marcador e salvar.  
Painel de controle (    ) -> Clicar no processo desejado -> Clicar em Gerenciar marcador -> Adicionar Novo Marcador -> Clicar no ícone ->‎ -> Selecionar cor do marcador em “ ícone ” ->  nomear marcador -> Salvar -> Adicionar o texto desejado -> Salvar.
Obs: Esse recurso tem por objetivo organizar os processos da unidade, por meio da atribuição de ícones, com cor e nome próprios.

Passo 1: Para atribuir um processo no sistema SEI, selecione o processo na tela inicial e clique no ícone “ Atribuir Processo” na barra

superior ao lado do número do processo.

Passo 2: Selecione o nome do destinatário na barra de rolagem do campo “Atribuir para”. As informações devem ser salvas.

Controle de processos (    ) Clicar no processo desejado -> Clicar no ícone “ Atribuição de processos -> “ Atribuir para…” -> Escolher o servidor desejado -> Salvar.

  • Como colocar um documento no bloco de assinatura sei?
Caso precise enviar o mesmo documento para várias unidades, insira todas as unidades no mesmo bloco. Clicar sobre o número do documento desejado. Clicar no ícone “Incluir em Bloco de Assinatura” Caso não exista, criar novo bloco: … Selecionar o bloco desejado na lista. Controle de processos (    ) -> Clicar no número do processo desejado -> Clicar no documento desejado -> Clicar “ Incluir em bloco” Novo bloco ->  Adicionar a descrição desejada ->  Selecionar Grupo -> Selecionar “Unidade para Disponibilização”-> Salvar-> Selecionar “Unidade para Disponibilização” -> Salvar-> Selecionar o Bloco desejado -> Clicar em “Incluir” ou “incluir e disponibilizar -> Aguardar assinatura solicitada -> Prosseguir/ Concluir processo.
Entrar no processo SEI desejado. Clicar no número do processo. Clicar no ícone “Incluir em Bloco” Selecionar um bloco existente usando o ícone verde (Opção 1) ou ativando a caixa de seleção à esquerda do bloco e clicando em Ok a seguir (Opção 2) Controle de processos ( ) -> Clicar no Número do processo desejado -> Clicar “ incluirem bloco” ( ) -> Clicar Novo Bloco Interno Selecionar Bloco já existente na lista de blocos ->  Adicionar descrição desejada -> Selecionar grupo existente -> Salvar.
  • O que é um processo restrito?

Os processos restritos são acessíveis somente aos usuários das unidades pelas quais tramitaram.

  • O que é um processo sigiloso?

Significa que só é possível abrir um processo sigiloso se essa opção estiver configurada como permitida para o tipo de processo

Escolhido. Os tipos de processos que podem ser sigilosos aparecem com o fundo vermelho na lista “Escolha o Tipo do Processo”.

Os processos sigilosos funcionam de forma diferente dos processos públicos e restritos: podem ser visualizados apenas pelo

Usuário criador do processo e por aqueles membros a quem o criador deu acesso.

Os processos sigilosos não são recuperáveis pela pesquisa e não são registrados nas estatísticas do sistema. Já os processos

Restritos podem ser recuperados pela funcionalidade de pesquisar.

Pessoa física ou jurídica diretamente afetada pelas decisões tomadas em relação ao objeto de análise do documento, avulso ou

Processo. Considera-se como interessado o signatário do documento (quem assina o documento), quando pessoa física, ou aquele

cujo assunto do processo lhe interessar diretamente.

Passo 1: Para enviar o processo à outra unidade, você deve primeiro clicar sobre o processo desejado.   Passo 2: Clicar no ícone “ Enviar processo”, no menu superior do sistema. Passo 3: Digite a sigla ou parte do nome da unidade para onde deseja enviar o Processo. O sistema trará a unidade desejada. Painel de controle ( ) -> Marcar o processo desejado> Clicar no ícone “enviar” ( ) -> Selecionar o órgão e unidade desejada -> Clicar “ enviar “.
Definição de Prazo de Atendimento em cada processo, usando o marcador ” ATE dd/mm/aaaa ” no início da etiqueta. Definição de Quantidade de Dias, por exemplo, a partir da chegada do processo na unidade usando o marcador ““dd/mm/aaaa”” no início da etiqueta. Controle de processos (    ) -> Clicar no número do processo desejado> Barra de ferramentas [parte superior do processo] -> Clicar “controle de prazo” ( ) Selecione a forma de prazo desejado> Salvar.
Para incluir um documento externo no SEI, fazer o seguinte: Entrar no processo que deseja incluir o documento externo. Clicar no ícone “Incluir documento” Selecionar a primeira opção “Externo” Preencher os metadados do documento, incluindo: … Salvar o documento clicando em “Confirmar Dados”. Controle processos ( ) Selecionar o processo desejado -> Clique no ícone (  ) Tipo de documento “externo” -> Selecione o “Tipo de documento”-> Informe a Data do documento -> Selecione em “Formato” a opção “digitalizado nessa unidade” -> Tipo de Conferência -> Selecione “Cópia autenticada administrativamente” -> Depois escolha o “Nível de Acesso” do documento entre “ Público”, ” Restrito”, ” Sigiloso” -> Escolher arquivo -> Selecione na janela o documento desejado [Clique em “abrir”… o documento será anexado] -> Salvar. [ o documento anexado estará disponível na árvore do processo] -> Clique no documento anexado-> Clique no ícone Para autenticação -> digite sua senha -> Clique em “Assinar“. Base legal: Art. 12. A digitalização de documentos recebidos ou produzidos no âmbito dos órgãos e das entidades da administração pública de que trata o art. 1º deverá ser acompanhada da conferência da integridade do documento digitalizado.§ 1º Os documentos resultantes da digitalização de originais serão considerados cópia autenticada administrativamente, ressalvada a possibilidade de averiguação de eventual fraude documental ou falsidade ideológica. (DECRETO MUNICIPAL Nº 35.538 DE 08 DE ABRIL DE 2022)
Controle de processos ( ) -> Clicar número do Processo desejado -> Clicar “ordenar a árvoreuma lista de documento do
processo será aberto (protocolo) -> Selecione, o documento desejado em “ Protocolos” -> Clique no ícone” Mover para cima/baixo Protocolo selecionado -> Salvar.
O ícone “Excluir” ( ) ficará visível na Barra de ícones do documento somente quando o procedimento de exclusão for permitido. Documentos que podem ser excluídos: a) Documento gerado e não assinado. b) Documento gerado, assinado e com a caneta amarela. c) Documento externo que ainda não tramitou, não foi visualizado por outra unidade e não foi concluído e reaberto. O documento excluído não aparecerá na Árvore do Processo. Procedimento de exclusão do processo for permitido.
Recurso destinado ao cancelamento que já tenham tenha sido visualizados ao tramitados, ou seja, que não possuem os requisitos para o procedimento de exclusão ( )
Acesso o processo ou qualquer documento constante em sua árvore e clique no ícone Concluir Processo, disponível na Barra de ícones do processo e do documento controle de processos ( ) -> Clique no processo desejado -> Clique no ícone para encerrar o processo.
Controle de Processo (    ) Pesquise o processo desejado ou arquivo nele contido -> Clique no ícone ( ) Seu processo foi reaberto